Discurso real

Gustavo Magaldi, em Amsterdã

All rise! Ao comando do cicerone Ernst Ligteringen, CEO da GRI, todos da platéia levantaram de suas cadeiras para receber, com a pompa protocolar, a rainha da Jordânia, o grande nome da plenária de abertura da 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Transparência, em Amsterdã. Ao contrário da tradicional figura de uma senhora de bochechas rosadas que costumamos associar a uma rainha, eis que surge uma bela e bronzeada jovem, que poderia ser confundida com uma universitária brasileira. Para quem não conhecia sua figura, foi uma surpresa.

Pois a jovem rainha Rania Al-Abdullah justificou sua realeza em seu discurso, o mais eloqüente e atrativo da cerimônia. Sua Majestade falou sobre o longo caminho que todos temos que percorrer na busca da sustentabilidade e pediu, de forma objetiva, mais atenção internacional aos jovens do Oriente Médio. Segundo ela, cerca de 30% dos 70 milhões de jovens da região não sabem ler, o que os impede, por exemplo, de atender a anúncios e se candidatarem a empregos (nessa hora ela se dirigiu diretamente a platéia, formada em grande parte por empresários). Ao mesmo tempo, Sua Majestade anunciou a criação da grupo árabe de lideranças pela sustentabilidade, segundo ela uma iniciativa que deve fomentar boas iniciativas na região.

Outros destaques da plenária de abertura foram as participações: do prefeito de Amsterdã, que apresentou as diversas iniciativas da cidade para diminuir o uso de recursos naturais, melhorar o sistema de transporte (já hipereficiente) e adotar em todas as novas construções um percentual significativo de energias limpas; do chairman do IPCC (ganhador do Nobel da Paz junto a Al Gore), Rajenda Pachauri, que reafirmou a urgência das ações de enfrentamento ao aquecimento global; e da Cynthia Carroll, CEO da Anglo American, mineradora que tem assumiu a meta de aumentar em 50% seu índice global de eficiência energética ate 2014.

Não perca a próxima edição da revista BRASIL SUSTENTÁVEL para mais detalhes sobre a 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Transparência, em Amsterdã.

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s