Materialidade em cheque

Diante da questão da qualidade da comunicação dos relatórios corporativos, “a materialidade caracteriza a informação cuja omissão ou revelação influencia a tomada de decisão de alguém”. Essa é a definição oferecida por Jasmin Eymery, da consultoria norueguesa Det Norske Veritas (DNV), para orientar a produção de relatórios de sustentabilidade, apresentada na última reunião do Grupo de Estudos GRI G3, promovido pela Report, no dia 22 de julho. Materialidade é a qualidade da relevância da informação segundo os públicos de interesse.

Ernst Ligteringen, presidente da Global Reporting Initiative (GRI), frequentemente destaca a importância da materialidade das informações publicadas nos relatórios de sustentabilidade. Em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil, em junho, por exemplo, Ligteringen observou que “já se percebe que o relatório constitui uma fonte de informação importante para investidores, consumidores, organizações não- governamentais e para uma rede cada vez mais abrangente de stakeholders”.

Para discutir o conceito, a Report promoveu um grupo de estudos focado em materialidade. Diversas empresas participaram do evento e assistiram a um panorama das ações de definição de materialidade efetuadas por corporações ao redor do mundo, promovendo o engajamento dos stakeholders no processo. No final do encontro, os participantes participaram de um exercício de elaboração prática de uma matriz de materialidade.

Vários outros grupos de estudos serão realizados ainda este ano tratando de diferentes temas relacionados à GRI. Fiquem atentos às datas e participem. A presença de todos é fundamental para a riqueza das discussões e o sucesso dos encontros.

Até o próximo!

(Carolina Tavares)
Anúncios
Esse post foi publicado em Conceitos básicos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s