Comunicação é o escudo contra crise

Uma reportagem de hoje do portal G1 mostra que o valor de mercado somado de 330 empresas nacionais de capital aberto despencou R$ 1 trilhão, ou 50% em relação ao valor no final de 2007. Os dados são da consultoria Economática .

Isso não quer dizer que as empresas simplesmente “murcharam”. Os resultados do terceiro trimestre mostram que há gordura suficiente para atravessar a tempestade. A questão é que nem sempre o investidor/potencial acionista entende isso.

Pense numa pessoa física que quer investir e segue a maré, colocando seu pouco – e, portanto, muito mais valioso – dinheiro em aplicações que, segundo os jornais, têm bom desempenho, como até então a bolsa de valores. De repente, números que ele mal entende dão sustentação para um clima de catástrofe. O resultado? Esses investidores abandonem o mercado em grande velocidade, preferindo perder sobre o que investiram, com medo de perder tudo.

Em longo prazo, a bolsa continua sendo o melhor investimento. Mas os investidores perderam a confiança e a euforia foi sufocada. Portanto, a crise é de credibilidade. É, portanto, hora da área de Relações com Investidores brilhar.

A credibilidade não será reconquistada com um balanço financeiro cheio de termos técnicos, mas com um trabalho de comunicação focado em ativos intangíveis. Já em 2002, o renomado consultor financeiro Jürgen H. Daum dizia, em seu livro “Intangible Assets and Value Creation”, que 82% do valor das companhias vem de fontes que não estavam no balanço financeiro.

Onde estariam, então, esses 82%? Em ativos gerenciados por um bom trabalho de comunicação, entre os quais relacionamento, reputação, transparência, imagem, marca e políticas socioambientais, entre outros.

Comunicação, nesse momento de crise, não é custo: é investimento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Neurônios a mil e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Comunicação é o escudo contra crise

  1. Anonymous disse:

    Amigo, Bado.
    Acredito que comunicação nunca foi custo…qualquer negócio precisa manter relações de qualidade, conversa, troca de idéias. Agora, mais do que nunca, a comunicação como processo colaborativo e pode ajudar as empresas a encontrar soluções novas e caminhos pioneiros para avançar, apesar da crise.
    Gaulia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s