Sustentabilidade em quadrinhos

Desenvolvimento sustentável é assunto sério. Mas há quem consiga abordá-lo com graça, leveza e bom humor, sem a sisudez comum a algumas publicações sobre o tema. A tirinha Calvin e Haroldo, criada em 1985 pelo cartunista norte-americano Bill Watterson e publicada diariamente durante dez anos em mais de 2.400 jornais do mundo, é um exemplo de como tratar de sustentabilidade sem recorrer a jargões da área.
A tirinha narra as aventuras de Calvin, um hiperativo menino de seis anos e seu companheiro inseparável – o tigre de pelúcia Haroldo –, que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto. Com seu humor afiado, a dupla discorre sobre a relação de Calvin com seus pais, colegas e professores e tece ácidos comentários sobre política, cultura, padrões de consumo e meio ambiente. Os gases de efeito estufa e seus efeitos sobre as calotas polares e o planeta que será herdado pelas futuras gerações não escapam do radar sofisticado do garotinho.
Os livros publicados por Bill Watterson já venderam mais de 30 milhões de cópias. No Brasil, a Conrad Editora (http://www.conradeditora.com.br/) está publicando a série completa das histórias de Calvin e Haroldo seguindo seu formato original.
Anúncios
Esse post foi publicado em Ecocultura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s