Um novo olhar sobre a cobertura ambiental no Brasil

A recente publicação do livro Jornalismo Ambiental – Desafios e reflexões (editora Dom Quixote) vem preencher uma grande lacuna bibliográfica no mercado editorial brasileiro e, também, atender a uma demanda antiga de profissionais interessados em discussões aprofundadas sobre a cobertura ambiental pela mídia brasileira. O conteúdo colabora para lançar novos questionamentos e análises sobre temas que desafiam tanto os meios de comunicação como os jornalistas dispostos a construírem, juntos, caminhos possíveis para uma sociedade mais sustentável.

Organizado pela jornalista e professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ilza Maria Tourinho Girardi, e pelo produtor e apresentador do programa de rádio Sintonia da Terra, Reges Schwaab – ambos integrantes da diretoria do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (Nej/RS) – o livro é uma coletânea de 32 artigos que discutem, em profundidade, questões relacionadas à cobertura de temas ambientais no Brasil. O conteúdo é resultado de reflexões apresentadas durante o II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, realizado em Porto Alegre, em 2007. O evento foi organizado pelo Nej/RS, idealizador também dessa publicação especializada.

Partindo de abordagens sobre mudanças climáticas, tema central do II Congresso, debates sobre sustentabilidade das cidades, educação ambiental, participação para a tomada de decisões, biodiversidade, biocombustíveis, Amazônia, ética e cidadania, entre tantos outros, levam os leitores a uma visão mais contextualizada de dilemas ambientais e suas implicações econômicas e sociais. Análises de cobertura específica de veículos como Folha de São Paulo e Zero Hora de Porto Alegre, além de olhares lançados sobre o conceito de jornalismo ambiental, também integram a publicação.

Título: Jornalismo Ambiental – Desafios e reflexões
Autores: Ilza Maria Tourinho Girardi e Reges Schwaab (Orgs.)
Editora: Dom Quixote
Páginas: 450
Preço: R$ 45,00
Pedidos pelo site: http://www.ecoagencia.com.br/

(Elizabeth Oliveira)

Anúncios
Esse post foi publicado em Neurônios a mil. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s