O jardim da Rua Soledade

Alguns chamam o bairro de Perdizes, outros de Sumarezinho, e os que moram lá há mais tempo falam que o lugar chama mesmo é Jardins da Escolástica. Seja como for, o fato é que em um cotovelo de rua entre a Apinajés e a Herculano, perto da Heitor Penteado, em São Paulo, surgiu há poucos meses um belo exemplo de gentileza cidadã que desafia a aspereza da cidade.

A esquina já foi depósito de entulho e moradia de uma família que, por alguns meses, fez de lá sua casa. Depois que o casal que lá morava decidiu ir embora, um morador da vizinhança começou a transformar o lugar. Primeiro, pintou a parede. A cada dia, ele avançava um pouquinho e até o muro de uma das casas se transformou em tela. Era a minha rua, eu passava na esquina todo dia e, todo dia, percebia que a paisagem mudava. Para melhor.

Enquanto os muros eram pintados, a árvore das perguntas nascia. Nesse mesmo cotovelo de rua, tinha uma árvore, que antes passava quase despercebida por causa do entulho e do lixo que lá se acumulava. O artista, com quem nunca encontrei, pendurou nos galhos barbantes com pequenos pedaços de cartolina. Um dia fui ver. Eram perguntas existenciais, filosóficas, metafísicas até.

E a obra continuou. Os vizinhos foram se animando e levaram vasos com plantas. Um, professor de literatura inglesa, até fez um poema para a Rua Soledade – homenagem mais que merecida, aliás. Eu, no meio do caminho, mudei de casa e não pude mais acompanhar o progresso do jardim, que traz uma plaquinha onde se lê “jardim em construção”. Construção estética, construção generosa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ecocultura, Neurônios a mil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s