De mão em mão

Dizem por aí que o povo brasileiro não gosta de ler. Será? Ou será que o problema é a dificuldade de acesso a livros?

Seja qual for a resposta, os movimentos de “troca de livros” que têm aparecido no mundo podem mudar esta situação. Um deles é o Livro para Voar, que tem o objetivo de transformar o mundo em uma biblioteca livre. A iniciativa foi inspirada no BookCrossing, um site criado em março de 2001 pelo norte-americano Ron Hornbaker, sócio da empresa de desenvolvimento de softwares Humankind Systems.

O que o movimento propõe é que uma pessoa deixe um livro em um local público com dedicatória e etiqueta que mostre que ele é gratuito e pode ser levado por qualquer pessoa. Quem achou o livro deve passar a fazer parte da corrente, deixando outro título (ou aquele primeiro) em algum local da cidade para que outra pessoa seja presenteada.

No Brasil, a patrocinadora do projeto Livro para Voar é a rede de postos ALE. Em outubro de 2008 foram distribuídos aproximadamente sete mil livros em 134 postos de gasolina nas principais capitais do país. A iniciativa transformou o Brasil em um dos maiores participantes da rede de BookCrossing fora dos Estados Unidos.

Para quem quiser libertar um livro, basta efetuar o cadastro no site do movimento e escolher o local onde o objeto será deixado. Para quem encontra um livro por aí, é importante relatar o achado no site. Ao digitar o número presente na etiqueta [BCID], é possível ver por onde a obra passeou e escrever uma crítica sobre ela.

E, claro, lembre de esquecer o livro em algum lugar da cidade. Deixe que ele continue sua jornada.

(Paulo César Pereira)

Anúncios
Esse post foi publicado em Ecocultura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s