Ação entre amigos

“Ação sustentável” é uma rede solidária virtual que busca reunir pessoas interessadas em disseminar hábitos sustentáveis e simples para combater o aquecimento global e, assim, incorporar cada vez mais o conceito de sustentabilidade ao cotidiano, por meio da mudança da atitude individual.

O movimento voluntário quer mostrar que é mais fácil e bem menos sofrido do que se imagina, construir uma relação mais harmoniosa com o planeta.

O objetivo da equipe responsável pela rede é arrebanhar 1 milhão de cidadãos, afinados com o conceito e dispostos a adotar na prática comportamentos sustentáveis. Meta atingida, será possível reduzir em 10 milhões de quilos por mês as emissões de gases causadores do efeito estufa e contribuir, efetivamente, para o combate ao aquecimento global.

Entre os apoiadores do “Ação sustentável”, citados na página do movimento na internet, estão o renomado pesquisador do INPE, Carlos Nobre, o engenheiro e consultor do Banco Mundial, Jorge Marques de Azevedo Filho, e o ex-secretário da agricultura do Estado de São Paulo, Xico Graziano, além da ONG Iniciativa Verde e do Ministério do Meio Ambiente.

Ao se cadastrar, os participantes da rede são incentivados a adotar ao menos uma das iniciativas sugeridas pelo movimento para reduzir as emissões globais de gases causadores do efeito estufa. São também incentivados a convidar seus amigos e começar a construir sua própria árvore sustentável.

São diversas as ações propostas para os internautas, tais como: usar um pouco menos o ar condicionado (evita a emissão de 10.4 kg/mês); calibrar o pneu do carro todo mês (evita a emissão de 25.0 kg/mês) e usar lâmpadas fluorescentes (evita a emissão de 12.48 kg/mês). Novas ações podem ser propostas por e-mail, pelos participantes cadastrados. De acordo com o texto publicado na página do movimento, cada ação evita, em média, que 10 quilos de gás carbônico sejam lançados na atmosfera, por mês.

Quem quiser fazer parte dessa roda de amigos virtuais, interessados em conservar a qualidade de vida no planeta, pode acessar: cidadaosustentavel.com.br

(Rita Nardy)

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s