Blog da Petrobras: houve erro estratégico?

É louvável a iniciativa da Petrobras de criar o blog Fatos e Dados para reforçar a transparência no relacionamento com a sociedade. Contudo, a empresa não teria cometido um erro estratégico ao comprar uma briga com um stakeholders tão relevante? Ao se valer das pautas dos jornalistas antes da publicação, não estaria demolindo o relacionamento – e o engajamento – com os principais veículos de imprensa do país.

E mais: teria a petrolífera ignorado a premissa básica do engajamento, que é ouvir seus públicos? Diante da força da reação, não é o caso de debater com a mídia a linha editorial do blog?

Ninguém com bom senso pedirá para a Petrobras se curvar diante da vontade da imprensa. É direito legítimo da companhia divulgar informações. O bom senso, contudo, demanda um debate para que a empresa compreenda melhor o porquê da força da reação. Esse diálogo também seria a oportunidade de a mídia exercer seu dever de ser transparente, e explicar seu entendimento da relação fonte-jornalista.

Por fim, apoio qualquer tentativa de melhorar a transparência na relação com a sociedade. Então exponho aqui uma curiosidade, que penso por em xeque a credibilidade do Fatos e Dados: o desequilíbrio entre comentários positivos (maioria esmagadora) e negativos (quase nenhum, e ainda sim apenas críticas leves) feitos pelos internautas. Será que o apoio a empresa é, de fato, tão maciço? A conferir.

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s