Ônibus movido a hidrogênio

Um ônibus movido a hidrogênio começará a circular entre o final do mês de junho e o começo do mês julho em uma linha convencional, que passa pelos bairros de Jabaquara e São Mateus (na capital paulista), por municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e Mauá (Região Metropolitana de São Paulo).

O veículo montado no Brasil faz parte de experimentos mundiais para a redução da poluição do ar. A façanha é inédita no país e conta com algumas novidades. Os veículos movidos por hidrogênio são silenciosos e emitem apenas vapor d’água no ar.

A experiência brasileira faz parte de uma série de tentativas que são realizados pelo mundo com carros e ônibus a hidrogênio. O objetivo é substituir os combustíveis convencionais, como o diesel e a gasolina e assim, diminuir os gases nocivos ao meio ambiente.

O ônibus foi feito no Brasil com financiamento do Global Environment Facility (GEF) – Fundo Global para o Meio Ambiente –, agência ligada ao Banco Mundial, que financia iniciativas de desenvolvimento sustentável em vários países. O maior argumento para o dinheiro investido foi que o Brasil é um dos maiores fabricantes de ônibus do mundo, em 2008 foram produzidos 44.111, desse total foram exportados 27.948 unidades (números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea).

A instituição responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do projeto é a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), ligada à Secretaria dos Transportes Urbanos do Estado de São Paulo. O ônibus circulará pelo corredor exclusivo de 33 km e deve percorrer 250 km por dia.

Para mais informações acesse: http://www.fapesp.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Neurônios a mil, Trecos & cacarecos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s