Jeans ecoeficiente

Foto: Divulgação/Tavex
A fábrica de roupas Tavex lançou a Bio Denim, uma linha de jeans fabrica em um processo mais ecoeficiente, que reutiliza produtos químicos e usa algodão orgânico. Até ai, normal. As novidades começam com o uso de amido que seria desperdiçado por fábricas de batatas fritas, que são utilizados para engomar as roupas.
O Bio Denim é como uma “colcha de retalhos”: os pedaços do material que foram descartados são recolhidos e ‘esgarçados’, para que sejam reduzidos a diversos fiozinhos. Estes, por sua vez, são colocados novamente na abertura do algodão cru, para formar novos vios. Assim, a cor fica ‘mesclada’, com diversas manchas brancas. O acabamento é feito com o amido da batata, para deixar o produto engomado e com um amaciante de silicone feito com manteiga de cupuaçu da Amazônia.
Por enquanto, a produção é relativamente pequena: cerca de 50 mil metros por mês, podendo aumentar, de acordo com a demanda. Até o momento, apenas o estilista Carlos Miele lançou peças feitas do material, já que ele pediu exclusividade de dois meses. Depois disso, outras marcas poderão utilizar o material.
Para conferir mais detalhes sobre o bio-jeans, clique aqui.
Anúncios
Esse post foi publicado em Trecos & cacarecos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s