Velozes, furiosos e ecoeficientes

Fotos: Divulgação

A pintura também precisava ser verde?

Montadoras como Ferrari, BMW, Lotus e Porsche são famosas por fabricarem carros potentes e de luxo. Tais “objetos de desejo” também são famosos emissores de gases causadores do efeito estufa.

Engenheiros e marqueteiros, que têm acelerado bastante atrás de uma solução para desvincular a imagem do setor do time dos poluidores, trabalham agora no desenvolvimento de protótipos híbridos, que podem até mesmo chegar ao mercado. A exibição dos modelos ocorreu no Salão do Automóvel de Genebra, na última quarta-feira.

A Ferrari apresentou o 599 HY-KERS vettura. Sim, você já ouviu falar de KERS. É o sistema de reaproveitamento de energia de frenagem usado pelo carros da Formula-1 na temporada de 2009.

A Porsche apresentou dois modelos híbridos, com dois motores: um movido a combustíveis fósseis e outro elétrico. O SUV Cayenne Hybrid aparece totalmente redesenhado e pode ser conduzido acima de 156 km/h, sem aceleração, usando somente o motor elétrico. Já o esportivo Spyder tem sua bateria de lítio colocada atrás dos assentos, refrigerada a água.


Dois motores? Sobrou espaço para o bagageiro, né?

A Lotus mostrou o luxuoso Evora 414E com dois motores elétricos, um para cada eixo, capazes de produzir até 408 cavalos de potência. Assim como o híbrido da Ferrari, possui câmbio de sete marchas.


Tomara que o ronco do motor elétrico esteja a altura

A BMW exibiu a ActiveHybrid. Com modelos sedã e van, essa série é totalmente movida a energia elétrica, porém não tem previsão para serem produzidos.


E ai? Topa fazer o teste do Active?

Clique aqui e confira mais fotos dos protótipos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Trecos & cacarecos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s