Um pequeno voo para o homem.. um grande voo para a natureza

O mosquitão aí deve dar a volta ao mundo em 2013

Se até hoje nos lembramos do primeiro voo que Santos Dumond fez com um avião, com certeza nos lembraremos do fato que aconteceu nesta quarta-feira, dia 7, dentro de alguns anos. Após percorrer um quilometro de pista para decolar, o Solar Impulse, maior avião movido à energia solar no mundo, realizou um voo experimental de quase duas horas, com sucesso. O plano é que, em 2013, a nave dê a volta ao mundo alimentada apenas pelo Sol.

A aeronave, que tem as asas do tamanho de um Airbus A340 e não pesa mais que um carro (por volta de 1.660 Kg), usou a propulsão de seus quatro motores elétricos alimentados pelas 12 mil células fotovoltaicas para planar a 1200 metros de altitude. De acordo com os cientistas do projeto Bertrand Piccard, neto de Auguste Piccard, o inventor do batíscafo, e por Andre Borschberg, “a maior aventura do século 21 é nos tornarmos independentes das energias fósseis”. Se conseguirmos isso, “ninguém mais poderá dizer que o mesmo é impossível com carros, computadores e sistemas de calefação”, dizem.

O “Solar Impulse” não é a primeira iniciativa a usar esse tipo de energia. Na década de 80, foram realizados nos EUA testes de voos tripulados com aeronaves movidas à luz do sol. Atualmente, está sendo desenvolvido nos EUA um veículo aéreo não-tripulado que será usado em missões autônomas de vigilância, por cinco anos consecutivos, alimentado apenas pelos painéis solares.

Será que veremos um desses levando passageiros pelo mundo afora em breve? Quem sabe?

Anúncios
Esse post foi publicado em Trecos & cacarecos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s