Conscientes….

Greendex 2009O Brasil ficou em segundo lugar no Greendex 2009, índice que consultou pessoas de 17 países para medir o comportamento em relação consumo consciente. Os critérios utilizados foram o tipo de habitação, gastos energéticos, alimentação e transporte dos habitantes consultados, além de conservação, redução da produção de lixo e proteção dos recursos naturais locais.

Assim como no ano passado, o país manteve o primeiro lugar no quesito moradia, uma vez que 91% dos entrevistados vivem em casas com quatro ou menos cômodos. Quando perguntados sobre os bens que possuem, os brasileiros são os que menos relataram posse de eletrodomésticos, porém são os que mais preferem comprar novos produtos ao invés de consertar os antigos.

No quesito alimentação, o país amargou a 16ª posição. 60% das pessoas come carne de vaca mais de uma vez por semana. Além disso, os brasileiros são os que menos se alimentam de frutas, legumes e verduras. Já no ranking de transportes, o Brasil é o país que mais possui carros compactos, 57% contra a média de 34%. Em relação ao transporte público, 55% dos habitantes usam pelo menos uma vez por semana.

Já quando questionados sobre o meio ambiente, os consumidores brasileiros revelam que esta não é a preocupação número um. Para eles, política, educação e desigualdade social são problemas maiores. Apesar disso, este é o país que mais se preocupa com a extinção de espécies e perda do habitat dos animais (75%), além de se preocuparem com a poluição da água e do ar, as mudanças climáticas e a escassez de água doce.

Com estes dados, a pergunta que deve ser feita é: Até que ponto esse consumo é realmente consciente e não reflete algumas limitações que os consumidores têm?

Quer descobrir se seu consumo tem impacto no meio ambiente? O Greendex 2009 disponibilizou um teste para você ver seu comportamento. Para acessá-lo, clique aqui.

Para baixar a versão resumida do relatório, clique aqui. Já para a versão completa (14Mb), aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s