A ONU e as Metas do Milênio

Unescap/Divulgação

Foto: Unescap

Ban Ki-Moon, secretário geral da ONU

A edição 838 (24 de junho) do jornal Metro publicou uma entrevista com o secretário-geral da ONU, Ban-Ki Moon, com uma avaliação sobre o andamento dos Objetivos do Milênio, acordo assinado pelos 191 Estados membros para combater mundialmente problemas como pobreza e racismo, além de promover o desenvolvimento social. São 8 metas que cada país pode acompanhar, comparar e avaliar em escalas global, nacionais e regionais.

De acordo com Moon, o cumprimento desses objetivos até 2015 depende especialmente de vontade política, recursos, políticas corretas e intervenções. “Nem todos os países avançam no mesmo ritmo, como a África subsaariana que ainda está muito longe do resto. Está claro que, sem grandes esforços, várias metas não serão atingidas em muitos países”, disse.

Na avaliação dele, houve avanços na redução da pobreza, no acesso das crianças às escolas, no acesso à água potável e na luta contra doenças como malária e Aids. Também caiu em 46% a proporção de pessoas em países em desenvolvimento que vivem na pobreza extrema (com menos de US$ 1,25 por dia).

Por outro lado,  metas como melhora da saúde materna, luta contra a fome e expansão do acesso ao saneamento básico estão muito atrasadas: “Centenas de milhares de mulheres ainda morrem todos os anos de complicações no parto. Quase um bilhão de pessoas passam fome e metade da população dos países em desenvolvimento (cerca de 2,6 bilhões de pessoas) não têm acesso a instalações com saneamento básico.”

Confira a íntegra da entrevista na edição digital do Metro.

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s