Sai a cratera, entra a eco-cidade

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com 550 metros de profundidade e 1.200 metros de circunferência na borda, a mina de diamantes de Mirny, na Sibéria, o 2º maior buraco feito pelo homem – só perde para a Bingham Canyon Mine uma mina de cobre no Estado de Utah (EUA), vai dar lugar a uma cidade sustentável, capaz de receber 100 mil habitantes.

A Eco-City 2020, projetada pelo estúdio de design AB Elis, atende a uma proposta do governo russo para reabilitar a Sibéria, localidade de rica biodiversidade, mas muito maltratada do ponto de vista ambiental, especialmente no período do governo soviético.

Desde que a Mina de Mirny se tornou improdutiva e foi fechada, em 2004, a região se tornou totalmente improdutiva. O clima local também não é atrativo para habitações, com invernos rigorossímos e verões escaldantes na mesma proporção.

A idéia da Eco-City é criar uma ambiente propício para moradia e turismo. O problema do clima seria resolvido com uma gigantesca cúpula capaz de controlar o clima interno, com a eneria para aquecimento ou resfriamento captada por células solares foto-voltaicas.

Prevista para abrigar 100 mil moradores e atrair um grande volume de turistas, a Eco-City 2020 está planejada para ter três níveis principais. O primeiro está reservado para moradias. O demais abrigarão fazendas verticais, florestas, áreas recreacionais e de lazer, área comercial e uma área industrial não poluente: tudo o que for produzido deverá ser ambientalmente sustentável e reciclável.

A cidade priorizará a qualidade de vida. A área residencial terá terraços e espaços abertos para a biosfera, com vista para a floresta no centro da cidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Neurônios a mil. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s