Um ano sem lixo

Reduzir a produção de lixo a zero pode ser um belo desafio. Mas uma família inglesa, do condado de Gloucestershire, conseguiu a proeza, gerando apenas uma sacola de lixo durante o ano de 2010.

Para atingir tal feito, Richard, Rachelle e a filha Verona Strauss reciclam praticamente tudo que compram. Plantam, também, grande parte de sua alimentação e transformam o lixo orgânico em adubo. Além disso, eles compram produtos diretamente dos produtores locais e quando vão ao açougue levam suas próprias sacolas e recipientes.

Para cumprir o desafio, os Strauss começaram reduzindo o plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar , além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia. Na sacola de lixo apresentada, havia apenas alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

Passo a passo do processo

Para divulgar a idéia, a família Strauss montou um site, que relata todo o processo da família.

“Para quem quer reduzir a produção de lixo, minha primeira dica seria pensar no que você está comprando e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, é importante evitar o desperdício de alimento. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos acaba no lixo. Em terceiro lugar, tente reciclar o máximo que puder”, aconselha Rachelle, em entrevista para a BBC.

Para reforçar essa idéia, os artigos trazem dicas do que pode ser feito.  Eles explicam, por exemplo, como fazer uma “faxina” na casa reduzindo a produção de lixo ao reciclar, doar e reutilizar os produtos encontrados. Também mostram como é possível reciclar embalagens Tetra Pak e rolhas, reduzir o número de cartas e reutilizar os já obsoletos disquetes.

A façanha foi registrada em um site. Confira.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ecocultura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s