É fogo: queimadas devem aumentar no 2º semestre

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pelo Prevfogo, Sistema Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais, haverá um aumento considerável de focos de queimadas no país este ano.

Entre os principais fatores responsáveis pelo crescimento do número de incêndios florestais está o período de estiagem, que começa em junho e vai até setembro. É nessa época que os índices de chuva, em algumas regiões do Brasil, diminuem consideravelmente em relação aos demais meses. Outro importante motivo a se considerar é o aumento no número de áreas desmatadas ilegalmente para a agricultura.

Este ano, a região que mais poderá sofrer com estiagens e queimadas é o Centro-Oeste (Mato grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Brasília), por se tratar de uma área onde há um maior número de desmatamentos ilegais. Entretanto, de acordo com coordenador do Prevfogo, o Estado de Mato Grosso poderá ser o campeão de queimadas ilegais este ano por se tratar do estado que mais desmatou.

Anúncios
Esse post foi publicado em papo sério. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s